Bullet Journal - Por onde começar?

12:36:00 moneynobolso 7 Comments





Olá muchachos!
Como estão? Bem?

Eu estou muito bem, graças a Deus!

Hoje vamos falar sobre uma forma muito prática e eficiente de se organizar: Bullet Journal!

Para quem não conhece, é um caderno com anotações e lista do que você tem para fazer. Pode funcionar como um planner, agenda, diário... só depende de ti.

A primeira coisa que você precisa é de um caderno e uma caneta. SÓ ISSO! Não precisa esperar começar o ano, nem nada disso. Você pode começar de onde está.

O meu primeiro Bullet foi com um caderno grande de arame. Eu não aconselho. Melhor os menores para você poder levar contigo na bolsa.

A vantagem do Bullet é que ele é totalmente adaptável a sua realidade. No entanto eu pesquisei possíveis coisas para a gente por nele...

  1. Índice. É a primeira página do seu Bullet. Como é um caderno adaptável e você pode colocar de tudo alí, acho importante um local para saber onde está tudo. Se tem um índice, não esquece de enumerar as páginas com base for fazendo seu bullet, ok? 
  2. Resolução Anual. Você pode fazer como metas para o ano em que está, ou o que aconteceu no ano que você gostaria de lembrar, para começar o bullet com energias positivas.
  3. Livros. Para quem gosta de ler, tá aí um lugar par sempre anotar títulos de livros que queira ler, ou organizar os livros que prentende ler e estão na estante, enfim...
  4. Séries. Quem nunca ouviu um amigo falar de uma série ótima e esqueceu qual era o nome? É bom ter um lugar para anotar isso também, certo?
  5. Calendário Anual. Aniversários, Eventos em meses a frente, vale a pena ter uma página com um calendário e datas importantes para não esquecer.
  6. Calendário Mensal. Eu faço uma lista com os dias e as datas, para caso tenha algum compromisso ao longo do mês também.
  7. Rastreador mensal. Todo mundo tem um hábito que queira agregar a rotina, certo? Exercícios, leitura diária, estudar... Que tal uma tabela mostrando esses hábitos para um controle do que você poderia dedicar mais tempo? Eu amo o meu e uso muito.
  8. Gratidão. Acho que por tudo que acontece devemos ser gratos, principalmente pelas pequenas coisas. Eu deixei um espaço para agradecer por duas coisas a cada dia. Faz muito bem a mim e, depois, ler aquilo tudo e ser mais grata ainda. 
  9. Finanças. Já passou do tempo de guardar aquelas notinhas fiscais para controlar o dinheiro que você gasta, né? Porque não usar uma página do Bullet para isso.
  10. Rotina. O que você quer fazer todos os dias com horários e organizadinho para não esquecer.
  11. Dias da semana. Aquela lista de coisas que você tem para fazer no dia e não pode esquecer de jeito nenhum.

Gostaram das dicas?
Tenta aplicar e me conta como foi!

Xero muchachos!

Deixa seu comentário

7 comentários: