Minimalismo: Conceito

14:00:00 moneynobolso 2 Comments



Olá muchachos!

Como vocês estão? Bem?
Eu estou bem, graças a Deus!

Hoje vamos falar sobre um estilo de vida que está ganhando espaço e virando tendência também. Ao primeiro contato, você pode achar muito radical, mas pode ficar tranquila: você não é obrigada a seguir a risca. 

O conceito do minimalismo é de você ter apenas o que você usa e precisa. Isso se aplica tanto em roupa, eletrônicos, cosméticos, decoração e por aí vai. Tem gente que leva para o lado pessoal também, como amizades,saúde,  trabalho, lazer...
No minimalismo você tem o minimo para ser feliz. Quanto menos roupa você tiver mais criatividade em montar os looks, por exemplo. Eles tem um conceito de armário capsula que iremos falar em outro post.
Quanto menos coisas você comprar, mais poderá investir no que realmente gosta, e em coisas de qualidade. Quanto menos tempo com eletrônicos, mais tempo com as pessoas.

Em base, o conceito diz que você tem menos coisas, para aproveitar mais a vida. Eu, desde que o descobri, me interessei demais!
Por que com menos coisas, menos bagunça, mais tempo, mais espontaneidade.
Comecei a aplicar nas minhas coisas: minhas roupas, cosméticos, papelaria... E o engraçado é que, depois de conhecer o conceito eu tenho investido melhor no que consumo. Fiquei mais exigente em qualidade e não em quantidade, entende? Minhas roupas são mais versáteis, consigo fazer diversas combinações sem precisar ficar gastando o tempo todo com isso, ou ter um guarda-roupa imenso. Já percebeu que quanto mais coisas você tem, menos opções você tem de usar? E sempre acha que não tem roupa. Não seria pelo fato do excesso estar atrapalhando sua criatividade?
E os cosméticos? Comecei a comprar um depois que o que eu estava usando acabou. Parece bobo, mas, por muitas vezes me peguei com vários produtos da mesma função, enquanto que de outras funções eu não tinha nenhum. Isso acontecia muito comigo principalmente com produtos para cabelo: eu tinha diversos shampoo, cremes de hidratação, finalizadores, mas não tinha nada de cuidados com minha pele. Resultado? Meu cabelo estava ficando lindo e minha pele toda manchada do Sol.

Com o minimalismo, eu aprendi o equilíbrio. Você pode ter de tudo mas não tudo. E é tão bom cuidar de você por inteiro e não só de uma parte, entende?

Vou ser sincera: não sigo a risca e nem pretendo, mas é uma forma da gente enxergar a vida de uma forma diferente. Dar valor ao que realmente importa e investir nisso.

No livro Menos é mais  fala sobre o minimalismo de uma forma leve, divertida e bem atraente para quem quer evitar os excessos. 


Espero que gostem. E vamos falar mais sobre isso, ok?
Xero muchachos!

Deixa seu comentário

2 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por esse conceito minimalista. Infelizmente não moro sozinha, e meu pai é o famoso cata lixo. Tudo que ele vê por ai, se ele acha bonito ou barato, ele compra. Me dá nos nervos hahaha mas assim que eu me mudar pretendo fazer toda a minha casa com essa decoração. Mas acredito que o que me atrai é somente o estilo de objetos mesmo. Em questão de amizades, saúde, lazer, eu já não sei se conseguiria. Mas como vc disse, vai de cada um né?!

    Adorei o post. Muita gente não faz ideia do que significa, e eu acho que agrega tantos valores pra nossas vidas ter uma vida mais limpa! ♥ Beijoss!!!

    http://maleando.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Lohany!

      Eu também convivo com alguém que é bem consumista. Mas, fazendo sua parte já é um ótimo começo. É como eu disse, não precisa seguir a risca. Só o fato de você se conscientizar do quanto você consome, e tentar levar isso aos outros, já é motivo de comemorar.

      Obrigada pela visita! Beijos

      Eliminar